Acidente destrói terminal do Porto de Leixões
Plano de emergência foi acionado.
Um navio de carga embateu num petroleiro no Porto de Leixões, tendo destruído um dos terminais.
Este acidente ocorreu há cerca de uma semana e foi confirmado ao CM por fonte do Porto de Leixões.
O plano de emergência foi acionado na sequência deste embate.
APDL solicita "rigorosa investigação" ao acidente entre cargueiro e petroleiro
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) revelou ter solicitado a uma entidade externa uma "rigorosa investigação" do acidente que ocorreu dia 16 de janeiro quando um cargueiro embateu num petroleiro.
"A APDL (...) vem esclarecer que o navio cargueiro geral 'Erasmos', fruto de uma avaria no leme, embateu contra o navio petroleiro 'Blue Emerald' que estava atracado no cais no cais B do Terminal Petrolífero, tendo este último sofrido anos graves ao nível do casario", indica em comunicado.
De acordo com a APDL, devido ao embate que ocorreu dia 16 de janeiro foram registadas "avarias na infraestrutura do terminal (Posto B), tendo ficado inviabilizada para avaliação da extensão dos danos".
" Neste contexto, várias equipas técnicas ligadas ao navio, à APDL e à GALP, encetaram um processo de avaliação de modo a retomar o serviço no terminal com a máxima brevidade possível, antevendo-se para o início da próxima semana", acrescenta.
A administração dos Portos garante que "do acidente não resultou qualquer derrame atento ao sistema automático de libertação do navio com que a Galp equipou todos os seus braços de carga" e que "após a reparação e afinação no leme, o navio 'Eramos' saiu ontem [terça-feira] para provas de mar, estando neste momento fundeado a aguardar despacho para seguir viagem".
Do acidente também não resultaram vítimas, tendo o Conselho de Administração da ADPL pedido a uma "empresa externa a rigorosa investigação do acidente para apuramento de responsabilidades, mas sobretudo para obter pareceres ou recomendações no sentido de implementar eventuais melhorias nos procedimentos de segurança".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt