Afastada hipótese de lince ibérico ser responsável de ataque

Cerca de 100 ovelhas já morreu na freguesia de Paialvo, no concelho de Tomar.

20 de novembro de 2015 às 19:20
ovelhas Foto: Eduardo Martins
Partilhar

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) afastou esta sexta-feira a hipótese de a morte de uma centena de ovelhas na freguesia de Paialvo, no concelho de Tomar, se dever a ataques de lince ibérico.

Em comunicado, o ICNF afirma que, em articulação com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, se encontra a avaliar a tipologia e dimensão das ocorrências naquele local, onde, em 15 dias, terão aparecido 100 ovelhas mortas.

Pub

Segundo o ICNF, as lesões observadas, "generalizadas e com múltiplas fraturas, particularmente dos ossos do crânio", são "eventualmente provocadas por um cão ou outro animal de grande porte".

Os linces, quando caçam presas selvagens de grandes dimensões, "visam apenas a região do pescoço, provocando a morte da presa por asfixia através do bloqueio da traqueia", e "abatem apenas um único animal que vão consumindo ao longo de vários dias, mantendo-se nas suas proximidades e enterrando a carcaça para evitar que outros animais, tais como raposas, a consumam", acrescenta.

Pub

O ICNF adianta que mantém um acompanhamento próximo e uma avaliação contínua da situação, de forma a tentar identificar definitivamente o animal ou animais envolvidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar