Agente da PSP de Coimbra salva idoso em paragem cardiorrespiratória

Polícia conseguiu reanimar a vítima de 85 anos e reverter a situação antes da chegada do INEM.

10 de novembro de 2025 às 01:30
Bruno Gama Foto: Ricardo Ponte
Partilhar

Agente das Equipas de Intervenção Rápida da PSP de Coimbra, Bruno Gama, de 47 anos, estava de serviço remunerado na agência do Banco de Portugal, quando um idoso caiu inanimado no chão. Com duas formações na área da saúde, rapidamente percebeu o que estava a acontecer e iniciou manobras de suporte básico de vida, conseguindo que a vítima, que no dia seguinte completou 85 anos, voltasse a respirar.

“Ouvi um barulho e quando olhei reparei no senhor caído no chão, Verifiquei que estava em paragem cardiorrespiratória. Pedi que alguém ligasse para o 112 e comecei com manobras de suporte básico de vida, tendo feito dois ciclos de compressões. Ao segundo ciclo o senhor retomou a atividade respiratória e ficámos a aguardar pela ambulância que chegou cinco minutos depois”, conta Bruno Gama.

Pub

Sem esta intervenção imediata, as consequências poderiam ser mais graves. “O senhor estava bastante roxo. Não tinha pulsação e tinha uma ferida na cabeça provocada pela queda”, refere o agente, ao admitir que, se nada fosse feito, poderia ter ficado com sequelas ou até morrido. “Ao fim de cerca de cinco minutos já há sequelas para a pessoa que está em paragem. Temos sempre que fazer alguma coisa”, sublinha o agente.

Depois de estabilizado, o homem foi transportado para o hospital e submetido a uma intervenção cirúrgica, encontrando-se a recuperar. No entanto, já manifestou a intenção de conhecer o polícia, com o qual teve a sorte de se cruzar: “Tenho mantido contacto com o filho. Ainda não o visitei porque está a recuperar da cirurgia. Ele também pretende conhecer-me para agradecer pessoalmente”.

Apesar da sua atitude ter salvado uma vida, Bruno Gama recusa o papel de herói. “Herói não. Sinto-me apenas uma pessoa que estava atenta e fez algo para socorrer outra que estava em dificuldade”.

Pub

Bruno Gama ingressou há 25 anos na PSP. Já passou pelo Corpo de Intervenção e há 8 anos que está na Divisão Policial de Coimbra. Não é a primeira vez que se vê envolvido numa situação semelhante, tendo, em conjunto com a sua equipa, ajudado a salvar dois jovens: um deles vítima de esfaqueamento e outro de um incêndio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar