PSP rouba 300 euros de carteira de turista no aeroporto de Lisboa

Polícia retirou o dinheiro de carteira perdida e foi suspenso.

18 de outubro de 2018 às 01:30
Agente da PSP no aeroporto de Lisboa Foto: André Cravinho
Agentes do Corpo de Intervenção da PSP estão a reforçar o patrulhamento nos aeroportos Foto: André Cravinho

1/2

Partilhar

Um agente da PSP a prestar serviço no Aeroporto de Lisboa foi esta quarta-feira desarmado e suspenso de funções por ter roubado 300 euros da carteira que um turista tinha perdido momentos antes. O crime ficou registado por câmaras do sistema de videovigilância – fundamentais para se comprovar o envolvimento do polícia.

Ao que o CM apurou, o agente Bruno Costa estava de serviço quando um turista perdeu a carteira no interior do aeroporto, há cerca de duas semanas. A vítima participou o desaparecimento logo a seguir, mas a carteira viria a ser encontrada algumas horas depois por um segurança de uma empresa privada. Este homem decidiu então entregar a carteira perdida ao primeiro agente da PSP com quem se cruzou – no caso, Bruno Costa –, que a recebeu e garantiu que iria tratar do caso.

Pub

Mas logo a seguir, numa zona pública do aeroporto que está coberta por várias câmaras de videovigilância, o polícia abriu a carteira, retirou o dinheiro que estava lá dentro – 300 euros em notas – e guardou-o num bolso.

Depois, tratou do expediente sem fazer referência ao dinheiro. A carteira foi devolvida à vítima, que deu logo pela falta dos 300 euros e apresentou queixa contra desconhecidos. A PSP abriu uma investigação e foi demonstrado o envolvimento do agente – mal foram visionadas as imagens de câmaras no local onde aquele recebeu a carteira.

Pub

O caso foi participado ao Ministério Público a 12 de outubro e, ontem, o polícia foi constituído arguido pelo crime de furto.

O agente foi alvo de um processo disciplinar interno que culminou ontem com a sua suspensão e a obrigação de entregar a arma de serviço. Fonte oficial da Direção Nacional da PSP confirmou o caso ao CM, garantindo que "estas são situações que não podem ser toleradas a qualquer elemento da PSP".

SAIBA MAIS

Pub

40

Elementos da PSP foram suspensos em 2017 na sequência de processos disciplinares. Outros 23 foram demitidos e 160 alvo de multa. No total, no ano passado foram decididos 1317 processos na PSP, 1061 dos quais (80%) foram arquivados.

Aumento de processos

Pub

O número de processos disciplinares na PSP disparou no ano passado. De 2016 transitaram 2226 processos e foram instaurados mais 1601 processos mas só foram decididos 1317. Ou seja, 2018 começou com 3429 processos disciplinares.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar