Ala Pediátrica do Hospital São João já tem 22 milhões garantidos
Financiamento foi autorizado um mês após as crianças terem deixado o internamento em contentores.
Foram 10 anos de espera. A verba para a construção da nova ala Pediátrica do Hospital S. João, no Porto, foi ontem desbloqueada e a obra deverá iniciar ainda este ano. São 22, 5 milhões de euros o financiamento autorizado pelo Governo para o edifício - que deverá estar concluído até 2021.
"A ala será finalmente construída. Temos esta segurança do Estado em garantir o financiamento público, que era o único elo que nos faltava. Ao fim de 10 anos, temos uma garantia muito sólida de que vamos começar as obras", afirmou Maria João Baptista, a diretora clínica do Centro Hospitalar Universitário de S. João.
O financiamento, ontem publicado em Diário da República, surge após as crianças do serviço de Pediatria terem sido retiradas dos 36 contentores onde estavam internadas. A transferência para o edifício principal do hospital aconteceu em julho, depois de pais das crianças terem denunciado casos "indignos e desumanos", com registo de menores em quartos sem janela, cartões a tapar paredes e portas vedadas com adesivo.
Ainda há, no entanto, crianças com doenças cardíacas noutro edifício, em alvenaria, que não transitaram para o prédio principal. "O objetivo da construção da ala é juntar todos os serviços num só local", frisou a diretora.
Os 22,5 milhões de euros vão servir também para equipar a futura ala Pediátrica.
"O valor será suficiente, uma vez que já temos muito equipamento. Não partimos do zero", referiu Maria João Baptista.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt