Avião de combate a incêndios despenha-se em Ferreira do Zêzere
Aeronave caiu na zona de Dornes. Piloto saiu ileso.
O avião de combate a incêndios que teve hoje um acidente em Ferreira do Zêzere amarou na barragem de Castelo de Bode, estando o piloto consciente e a ser assistido pelos bombeiros, segundo fontes do município e da Proteção Civil.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém indicou à Lusa que o avião amarou junto da ponte de Vale da Ursa, perto de Dornes, e que o piloto "está consciente, orientado, e já está em terra a ser assistido pelos bombeiros".
O presidente da Câmara de Ferreira de Zêzere, Jacinto Lopes, disse à Lusa que o avião "não bateu em nada" e que o acidente ocorreu durante uma manobra de recolha de água.
O autarca, que se deslocou ao local do acidente, explicou que o avião permanece à superfície.
Segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o piloto, "sem queixas", tem 49 anos e recusou o transporte para uma unidade hospitalar.
Para o local, de acordo com o CDOS, foram mobilizadas as corporações de bombeiros de Ferreira do Zêzere e Cernache do Bonjardim (concelho de Sertã, distrito de Castelo Branco), com sete veículos, um bote e 17 operacionais.
O avião tinha sido mobilizado para o combate a um fogo rural no concelho de Pombal, no vizinho distrito de Leiria.
A Proteção Civil recebeu às 16h46 a informação, dada por um cidadão, de que o avião tinha caído, desconhecendo-se então se a aeronave se encontrava em terra ou na barragem de Castelo de Bode.
O avião tinha partido de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre.
Pelas 18h00, o combate ao incêndio no concelho de Pombal, na freguesia de Abiúl, mobilizava 219 operacionais, 62 viaturas e seis meios aéreos, segundo informação da Proteção Civil.
O alerta para este fogo, em povoamento florestal, foi dado às 15h52.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt