Buscas ao Sp. Braga e Vitória de Guimarães
Investigação visa dezenas de outras empresas públicas, como câmaras municipais. Buscas passaram pelas SAD do Sporting de Braga e do Vitória de Guimarães.
Cerca de 150 inspetores da Polícia Judiciária do Porto realizaram esta quarta-feira dezenas de buscas, de norte a sul do País, no âmbito de uma operação de investigação à Turismo do Porto e Norte de Portugal. Na sequência das buscas já foram constituídos cinco arguidos.
Entre os alvos das buscas contaram-se as SAD do Sp. Braga e Vitória Sport Club.
Os inspetores passaram a pente fino os contratos dos patrocínios da Turismo do Porto e Norte de Portugal à equipa de futsal do Braga, aquando da participação na UEFA Futsal Cup, em Madrid, no ano passado, e à equipa de futebol do Vitória de Guimarães, no jogo da final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, também no ano passado.
Nesta operação foram realizadas 16 buscas domiciliárias, 16 buscas a veículos automóveis e 34 buscas não domiciliárias, incluindo às instalações da Turismo do Porto e Norte de Portugal, uma Câmara Municipal e às referidas sociedades anónimas desportivas.
O Sp. Braga confirmou, em comunicado, que o clube cedeu toda a documentação à PJ e que nesse contrato recebeu 15 mil euros. Quanto ao Vitória Sport Clube, não foi possível apurar o valor.
PORMENORES
Uma dezena de crimes
Em causa, nesta investigação, estão pelo menos dez crimes, como prevaricação, corrupção, peculato de titular de cargo político, participação económica em negócio, abuso de poder e falsificação de documentos.
Consciência tranquila
Menchior Moreira, o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal diz estar "de consciência tranquila" e assegura total colaboração com as autoridades judiciais.
Sporting de Braga confirma buscas O SC Braga publicou esta quarta-feira um comunicado em que confirma que o clube "recebeu esta quarta-feira uma solicitação por parte da Polícia Judiciária no sentido da prestação de informação sobre o contrato de patrocínio celebrado com a Turismo do Porto e Norte de Portugal".
"Perante este requisito, o SC Braga confirmou a existência de tal contrato, que aliás foi publicamente oficializado, partilhou a documentação existente e prestou à Polícia Judiciária a sua total colaboração", indica o clube, numa publicação feita na sua página.
"Tal como é público, o clube celebrou com a Turismo do Porto e Norte de Portugal um contrato de patrocínio com vista à promoção do País em Madrid, onde a equipa de futsal disputou, em novembro passado, a Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup. O SC Braga recebeu em troca desta associação, para presença da marca nas camisolas que o clube envergou na competição, o valor de 15 mil euros (IVA incluído).Tendo esta sido a única relação contratual existente entre as duas entidades, toda a informação sobre a mesma foi disponibilizada", garante o SC Braga.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt