Menino de seis anos em estado grave por ataque por cão do avô

Menor estava em monte do concelho de Odemira.

31 de maio de 2018 às 21:41
Cão da Raça Rafeiro do Alentejo (foto de arquivo) Foto: Direitos Reservados
Menino ferido Foto: Getty Images
Colisão entre carro e mota faz um ferido grave no Seixal Foto: Carlos Barroso/Correio da Manhã
Colisão entre carro e mota faz um ferido grave no Seixal Foto: Direitos Reservados
ambulância, INEM zzz Foto: Direitos Reservados

1/5

Partilhar

Um rapaz de seis anos foi atacado na tarde desta quinta-feira por um cão e sofreu ferimentos graves. O caso aconteceu no Monte da Alagoinha, na freguesia de Colos, Odemira. O menor estava na casa da família quando foi mordido pelo cão do avô.

Pub

Luís Oliveira, comandante dos bombeiros de Odemira, relata ao CM que o menor sofreu "ferimentos graves no crânio e na face ao ser atacado por um animal de grande porte". O cão em causa é da raça Rafeiro do Alentejo.

O ataque por volta das 19h30. O menor foi assistido no local pelas equipas da SIV de Odemira e a VMER de Beja e levada para o aeródromo de Ourique.

Pelas 21h20, estava prestes a ser transportado de helicóptero para o hospital da Estefânia, em Lisboa.

Pub

Contactado pela Lusa, o Comando Territorial de Beja da GNR revelou que, no momento em que foi ferida, a criança "estaria a brincar com o cão, um rafeiro alentejano, que pertence ao avô".

"Por razões que se desconhecem, o cão atacou gravemente a criança e feriu-a com gravidade na cabeça", acrescentou a GNR.

A GNR, disse a mesma fonte, verificou que o cão "tem as vacinas, as licenças e a documentação em dia" e isolou o animal.

Pub

"Quando um cão ataca uma pessoa, fica automaticamente denominado como cão perigoso e, por isso, tem de ser isolado e, na sexta-feira, vai ser transportado para o canil municipal", indicou a fonte da Guarda.

As operações de socorro à criança mobilizaram 17 operacionais dos bombeiros, GNR e INEM, apoiados por cinco viaturas, incluindo a viatura médica de emergência e reanimação estacionada no Hospital de Beja, e um helicóptero.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar