Alerta da mulher 'salvou' português preso em túnel na Turquia
Turista resgatado após vários dias dias entre duas paredes de betão já está em Lisboa com a ajuda do MNE.
O português resgatado de um túnel em Istambul, na Turquia, conseguiu regressar a casa graças ao alerta da mulher e da intervenção dos serviços diplomáticos naquele país. O homem identificado apenas como Caires Pereira, estava num hospital sem qualquer identificação ao mesmo tempo que a família desesperava para o contactar.
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, "o Gabinete de Emergência Consular foi contactado no passado dia 10 de Setembro pela esposa do cidadão nacional, que não estava a conseguir estabelecer contacto com ele".
Na altura do alerta, recorde-se, o homem ainda estava preso dentro de um túnel em Istambul. Só foi encontrado no dia 11 de setembro, depois de um homem que passava a pé no exterior ouvir gritos a pedir ajuda. Foi então mobilizada uma equipa de resgate com dezenas de operacionais e maquinaria pesada para o retirar do local, um espaço estreito e confinado entre duas paredes de betão armado. O homem teve de ser hospitalizado - foi encontrado seminu, desidratado e com ferimentos ligeiros - e para as autoridades turcas era preciso perceber quem era e a veracidade do relato, feito com a ajuda de um tradutor.
Após o alerta da mulher, "foi acionada a Secção Consular de Ancara e o Cônsul Honorário em Istambul, bem como as autoridades turcas, para tentar localizar o cidadão, que acabaria por ser sinalizado num hospital."
"Em coordenação com o Cônsul Honorário em Istambul, a Secção Consular em Ancara conseguiu que o cidadão embarcasse num avião com destino a Lisboa, no dia 18 de setembro (com origem em Ancara). Durante todas as diligências realizadas, a Secção Consular em Ancara manteve contacto com a esposa do cidadão nacional", acrescenta o Ministério dos Negócios Estrangeiros em resposta ao Correio da Manhã.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt