"Ambiente em casa tem droga e homens"

Menor de 15 anos diz que foi violada pelo cunhado.

06 de fevereiro de 2016 às 06:00
menor, casa, drogas, violação, desaparecimento, Suíça, droga, Algarve, Vidigueira, Évora Foto: Tiago Vicente
Partilhar

"Não quero estar ao pé da minha família para levar porrada, para estar num ambiente de droga e não quero ver a minha mãe com vários homens." O lamento é da jovem que se tornou notícia no verão passado, por estar fugida da casa da família, no Algarve, e por ter sido encontrada com três homens num carro, na estrada que liga a Vidigueira a Évora. A rapariga diz que o fez por sua livre vontade.

O CM chegou à fala com a menor, 15 anos, que faz acusações muito graves. "A minha irmã bate-me e não quero estar com um cunhado que já me violou. E ninguém acredita em mim. É a minha palavra contra a dele. Já passou um ano e isto foi na Suíça [onde vivia com a irmã antes de regressar a Portugal]".

Pub

A jovem encontra-se atualmente fugida de uma instituição de apoio, depois de o seu processo ter sido entregue em agosto passado na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Montijo. "Enquanto estive na instituição, a minha mãe não me telefonou uma única vez. A minha irmã Mónica foi a única que se preocupou."

A menor admite já ter fugido diversas vezes de instituições e contou mesmo ao CM como o fez da última vez: "Arranjei uma amiga que se fez passar por uma pessoa da Segurança Social. Nesse dia estava na escola, contei à funcionária que ela ali estava e deixou-me sair. Entrei no carro e fugi."

Pub

A menor está a viver atualmente na casa de amigos e diz que não quer familiares por perto. "Aqui tenho tudo e não me falta nada. Esta é uma casa boa". 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar