Ameaças obrigam a cancelar conferência de Jaime Nogueira Pinto
Professor ia falar na Universidade Nova de Lisboa sobre o Brexit, Trump e Le Pen.
Ameaças à segurança e integridade física de Jaime Nogueira Pinto, feitas por alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas levaram a Direção a cancelar a conferência ‘Populismo ou Democracia: O Brexit, Trump e Le Pen’, agendada para a tarde de terça-feira, dia 7 de março, e onde o politólogo era o principal orador.
"Tenho pena. Trata-se de intolerância de quem quer calar opiniões contrárias", disse Jaime Nogueira Pinto ao CM após saber do cancelamento.
O CM sabe que a decisão foi tomada após a Associação de Estudantes apresentar uma moção contra "um evento associado a argumentos colonialistas, racistas e xenófobos" e apelar à Direção para não ceder a sala onde iria decorrer a conferência. A Associação de Estudante enviou ainda "uma nota de repúdio a esta actividade e a todas as suas implicações ideológicas".
Em sentido contrário, a Nova Portugalidade, associação que estava a organizar a conferência, alega que "a palestra, a proferir pelo Prof. Doutor Jaime Nogueira Pinto, possui um carácter exclusivamente académico e trará à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas um intelectual de renome, autor de vasta obra e merecedor de apreço geral. Não podemos, portanto, reconhecer mérito à acusação de que o evento ‘está associado a argumentos racistas, colonialistas e xenófobos’ ou de que periga a ‘democraticidade e inclusividade’ da Faculdade.
Com Carolina Canha
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt