ANPC: 90% dos fogos são de origem humana
Diz o comandante operacional nacional da Proteção Civil.
O comandante operacional nacional de operações de socorro da Proteção Civil, José Manuel Moura, apelou esta terça-feira aos portugueses para terem mais cuidado com o uso do fogo no verão, alertando que 90 por cento dos incêndios são de origem humana.
"Há todos os dias algumas dezenas, centenas de pessoas que, de forma negligente ou descuidada ou por dolo, que colocam fogo na nossa floresta. E isto é um trabalho de todos", disse o comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em entrevista à agência Lusa.
José Manuel Moura adiantou que "90 por cento dos incêndios são de origem humana, seja doloso ou por descuido", sublinhando que muitos fogos "são por descuido".
Em declarações à Lusa, o comandante operacional nacional disse também que a "grande dificuldade" que o dispositivo de combate está a encontrar este ano é "a baixa de humidade dos combustíveis finos" (vegetação rasteira), permitindo que "os incêndios, logo na origem tenham uma velocidade de propagação tremenda".
Para o comandante, as máquinas de rastos "acabam por ser uma ferramenta muito interessante porque acabam por permitir a abertura de caminhos e de acessos para os operacionais poderem chegar às diferentes frentes de fogo".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt