Aproximar das chamas obriga a evacuar oito quintas em Oliveira do Hospital

Cerca de 20 pessoas estão a ser encaminhadas para o ponto de abrigo preparado em Fiais da Beira.

17 de setembro de 2024 às 17:02
Oliveira do Hospital Foto: Ricardo Almeida
Partilhar

Oito quintas situadas na encosta do rio Mondego em Oliveira do Hospital estão a ser evacuadas devido ao aproximar das chamas do incêndio que teve início em Nelas, disse esta terça-feira à agência Lusa o presidente da Câmara.

Segundo Francisco Rolo, o incêndio que entrou "pouco depois das 14:00" em Oliveira do Hospital, teve início em Folhadal, concelho de Nelas, distrito de Viseu, e alastrou para Carregal do Sal, também distrito de Viseu, e Tábua, no distrito de Coimbra.

Pub

"O incêndio atravessou o rio Mondego, pela ponte da Atalhada e agora está a subir a encosta. Estamos a reforçar os meios de combate para evitar que se propague no nosso concelho e estamos a evacuar as quintas da encosta", adiantou o autarca.

Francisco Rolo disse que existem naquela encosta "oito quintas, estão todas a ser evacuadas", o que perfaz "cerca de 20 pessoas, que estão a ser encaminhadas para o ponto de abrigo preparado em Fiais da Beira", na sede da União Fialense.

Segundo o autarca, "as pessoas que ali habitam há algum tempo são todas estrangeiras, nomeadamente de origem irlandesa, inglesa e holandesa", oriundas essencialmente de países europeus.

Pub

Este incêndio, com origem pelas 11h53 de segunda-feira, em Folhadal, mobilizava, pelas 16:00, 341 operacionais, apoiados por 94 veículos e cinco meios aéreos.

Na mesma ocoasião, o Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões mobilizava também no concelho de Castro Daire, 170 operacionais apoiados por 46 veículos e três meios aéreos no combate ao incêndio com início pelas 21h23 de segunda-feira em Soutelo, freguesia de Mões.

Continua ativo o incêndio que deflagrou em Miuzela, concelho de Penalva do Castelo, pelas 00h15 de segunda-feira, que se propagou ao concelho vizinho de Mangualde, mobilizando 166 operacionais com 47 veículos e dois meios aéreos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar