ASAE desmantela rede internacional de contrafação em Guimarães
Foram apreendidos mais de 250 mil artigos avaliados em cerca de 1,23 milhões de euros.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou, no início desta semana, uma rede internacional de contrafação, na sequência de uma investigação de ilícitos criminais de venda e ocultação de produtos, contrafação, imitação ou uso ilegal de marca e branqueamento de capitais.
A megaoperação levou à apreensão de mais de 250 mil artigos, maioritariamente peças de roupa, acessórios têxteis e calçado, além de uma pistola de alarme com munições, dois sprays de gás, quatro relógios de luxo, duas viaturas, 8400 euros em dinheiro, 21 equipamentos eletrónicos (computadores e telemóveis), uma carteira digital para criptoativos, vários carimbos de empresas e outra documentação. No total, o material apreendido está avaliado em cerca de 1,23 milhões de euros.
A ação envolveu mais de 30 elementos e decorreu através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, com o apoio da EUROPOL.
Resultaram, até à data, 2 sujeitos e 2 operadores económicos, todos constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência
Comunicado da ASAE
Na sequência da investigação que decorria há já 4 anos, foi dado cumprimento, no concelho de Guimarães, de 15 mandados de busca domiciliária e não domiciliária e montada uma operação coordenada e distribuída por 6 locais. Foi identificado um conjunto de indivíduos que atuavam em associação criminosa, "das quais resultaram, até à data, 2 sujeitos e 2 operadores económicos, todos constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência", refere o comunicado da ASAE.
A investigação teve início com a identificação numa plataforma logística nacional de milhares de artigos contrafeitos "que apresentavam um elevado padrão de qualidade, podendo, muito facilmente, ser confundidos com peças originais", explica a ASAE.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt