Acidente com autocarro em Lisboa fere 12 turistas
Carris nega despiste na Av. da Liberdade, mas Câmara diz que veículo se aproximou "demasiado à berma".
Um autocarro de turismo chocou, na manhã desta terça-feira, com uma árvore da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Há relatos de pelo menos 12 feridos, tendo os casos mais graves sido encaminhados para o hospital de São José. Duas das vítimas ficaram encarcerados no veículo e tiveram de ser retirados pelos Bombeiros Sapadores.
Your browser doesn’t support HTML5 video
Carris nega despisteA Carris, dona do autocarro, emitiu esta terça-feira um comunicado sobre o acidente. A empresa começa por confirmar que "do acidente resultaram 12 feridos, dos quais 11 com ferimentos ligeiros. O último ferido será reavaliado no hospital de São José, mas não aparenta cuidados maiores".
A empresa deixa entender que o choque terá resultado de uma anomalia que teve como origem a árvore: "não houve despiste do condutor, a viatura estava alinhada com o eixo da via, mas a Carristur vai instaurar imediatamente um inquérito para apurar as causas deste acidente".
Ainda, assim, a transportadora assume as responsabilidades: "A Carristur assume desde já todas as responsabilidades legais que lhe sejam remetidas e lamenta o sucedido".
Câmara diz que autocarro se aproximou "demasiado à berma"
Por sua vez, o vereador do Ambiente e Estrutura Verde na Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, disse que o autocarro que embateu numa árvore na Avenida da Liberdade, causando 12 feridos ligeiros, se aproximou "demasiado à berma".
"Aparentemente, a responsabilidade foi de haver um encosto demasiado à berma. O autocarro embateu numa árvore que estava de boa saúde. O mais importante é que não houve feridos graves", disse José Sá Fernandes, em declarações à Agência Lusa.
Segundo o vereador do Ambiente da Câmara de Lisboa, a manutenção das árvores da Avenida da Liberdade é da responsabilidade da junta de freguesia de Santo António, pelo que vai reunir-se com a mesma para articular o que irá ser feito.
"Vamos articular para evitar que outra coisa do género volte a acontecer", disse, afirmando que à autarquia ainda não chegou qualquer reclamação sobre o estado das árvores que estão a ficar ligeiramente inclinadas para dentro da Avenida da Liberdade, onde passa o trânsito automóvel.
"Não temos qualquer reclamação. As árvores estão bem mantidas, são saudáveis. Não se trata de uma questão de poda, é uma questão de tronco", acrescentou, sublinhando que se irá agora proceder à avaliação da altura das árvores.
O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse que a manutenção do arvoredo na cidade, uma competência das Juntas de Freguesia, vai voltar a ser exercida pela autarquia lisboeta.
"Os lisboetas têm o direito de se sentir em segurança (...). O que vamos fazer é tornar claro que aquilo que é uma competência da Junta de Freguesia vai voltar a passar para a Câmara. Vamos tomar esta atitude visto que a Junta de Freguesia não quer exercer essa competência e até nega tê-la", disse Fernando Medina.
Alerta pelas 9h50O alerta chegou aos Sapadores pelas 9h50 desta terça-feira, dando conta de um despiste do autocarro contra uma árvore na zona dos Restauradores. Nuno Cordeiro, chefe da Divisão de Trânsito da PSP, atualizou à CMTV o balanço de vítimas para 12 feridos, todos ligeiros. O acidente envolveu ainda um veículo ligeiro, que foi atingido por partes do autocarro. As vítimas são todas cidadãos estrangeiros.
Ao que o CM apurou, uma das vítimas encarcerados é um cidadão belga de 50 anos. Não são ainda conhecidos os dados relativos à segunda vítima encarcerada. Quatro dos feridos foram levados para o hospital de São José, mas dois recusaram receber tratamento hospitalar. Segundo os Sapadores, todos os ferimentos serão ligeiros.
O veículo em causa é um autocarro de turismo de dois pisos, que tem apenas uma pequena cobertura no piso superior. O autocarro pertence à Carris e é usado para mostrar a turistas as ruas da cidade. Não foi ainda possível perceber como é que o veículo embateu na árvore, numa das artérias mais movimentadas da capital, por onde passam diariamente dezenas de autocarros semelhantes.
A PSP revelou na manhã desta terça-feira que a árvore envolvida no acidente foi cortada, o que obrigou ao corte total da Avenida da Liberdade durante a tarde. No entretanto, a circulação já foi restabelecida.
Os Sapadores estão no local com 21 homens e 6 viaturas, assim como elementos do INEM e da PSP.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt