Avião Canadair de reserva já está operacional

Empresa responsável por estas aeronaves pesadas a operar em Portugal, conta novamente com três aviões CL-215 operacionais.

15 de agosto de 2025 às 20:54
Avião canadair Foto: Pedro Sarmento Costa/Lusa
Partilhar

O avião Canadair de reserva para combate a incêndios já está operacional depois de ter sido reparado em Castelo Branco, disse esta sexta-feira fonte da empresa à agêcia Lusa.

Com a reparação do avião de substituição, a Avincis, empresa responsável por estas aeronaves pesadas a operar em Portugal, conta novamente com três aviões CL-215 operacionais baseadas em Castelo Branco "para apoiar as autoridades portuguesas no combate aos incêndios em todo o país", adiantou a mesma fonte.

Pub

A entrada em operação do avião de reserva completa o processo de substituição de aeronaves pela empresa, necessária depois de os dois Canadair afetos ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) terem ficado fora de serviço e de ter estado também inoperacional um terceiro de substituição para atuar em caso de eventuais avarias.

Os dois aviões do DECIR já tinham sido substituídos na terça e na quinta-feira.

Na sequência destas avarias, Portugal acionou o mecanismo de cooperação bilateral com Marrocos, que enviou dois aviões Canadair de substituição, que passaram a integrar o DECIR até ao final desta semana e estão a operar a partir da Base Aérea de Monte Real.

Pub

Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio desde 02 de agosto e, nas últimas semanas, têm deflagrado vários incêndios no norte e centro do país que já consumiram mais de metade dos cerca de 75 mil hectares de área ardida este ano.

A situação de alerta foi prolongada até domingo, anunciou na quinta-feira a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, no final de uma visita à ANEPC.

"Perante a adversidade de 22 dias consecutivos de calor intenso não dar sinais de abrandar, o Governo vai prolongar uma vez mais a situação de alerta, até domingo", disse a ministra em declarações aos jornalistas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar