14 pescadores salvos em naufrágio
Ondulação atira barco contra rochas a três milhas de Sesimbra.
A forte ondulação arrastou e atirou com violência o barco ‘Segredos do Mar’ contra as rochas a cerca de 5 km de Sesimbra, junto à praia dos Penedos. Os 14 pescadores, entre os 40 e os 70 anos, temeram o pior, mas escaparam todos com vida, sem ferimentos.
Tinham acabado de sair para a faina, pouco antes antes das 02h00 desta sexta-feira, quando o barco foi atirado contra as rochas e encalhou, junto à praia. O rápido alerta, às 02h04, o socorro, as condições atmosféricas favoráveis e o facto de os pescadores, da zona de Setúbal, terem coletes salva-vidas evitaram a tragédia.
"Não sabíamos em que condições íamos encontrá-los. Felizmente, apesar de nervosos, estavam bem. Tivemos de entrar na água para os salvar", contou ao CM Joaquim Pinto da estação salva-vidas de Sesimbra.
"O alerta chegou através do mestre de outra embarcação [Jonas David], que sabia que estavam em apuros. O mestre do ‘Segredos do Mar’ disse que perdeu o leme e que não conseguiu evitar ir contra as rochas. Quando chegámos, a balsa já estava dentro de água e aberta. Salvámos todos, é o mais importante", disse o agente Ricardo Almeida, da Polícia Marítima. Na operação, um elemento do Instituto de Socorros a Náufragos sofreu ferimentos; o mestre foi transportado para o hospital "num quadro de ansiedade", assim como elementos da tripulação por precaução; quatro recusaram tratamento. Esta sexta-feira durante o dia, decorreram operações para remover o barco do local.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt