Bastão polémico em Braga
A estátua de um antigo bispo de Braga a segurar um báculo (bastão) com formas que lembram um pénis gerou uma polémica que envolve autarquia, diocese e junta de freguesia. Apesar disso, a estátua de D. João Peculiar, o arcebispo que coroou D. Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal, tornou-se numa das atracções turísticas da cidade dos arcebispos.
“O que mais me custa é ver os turistas agarrados à estátua a rir e a fazer graçolas”, disse António Santos, presidente da Junta de Freguesia da Cividade. O autarca foi o primeiro a alertar para a “falta de dignidade” da estátua, colocada há quatro anos no Largo de São Paulo. “É uma estátua muito pequenina para o pedestal em que está colocada e com um báculo enorme que é motivo de gozo para toda a gente.” António Santos disse sentir-se incomodado por “ser autarca de uma freguesia que é conhecida pelas anedotas e graças que se contam sobre a estátua”.
Há um mês, o “incómodo” da estátua foi tema de uma reunião entre o presidente da Câmara de Braga e o autarca da Cividade. No início de Setembro será agendada uma reunião entre o executivo local e o arcebispo primaz de Braga para se discutir a retirada da estátua. D. Antonino Dias, bispo auxiliar de Braga, considerou que a estátua “é de uma enorme deselegância e não respeita o enquadramento arquitectónico do largo onde está colocada”. A câmara, indicou, é que “encomendou a escultura e que a pagou. A diocese nunca foi ouvida”.
‘CASTA’ DE ALPIARÇA
‘A Melhor Casta’ criou polémica quando foi inaugurada, em 2005, em Alpiarça. A escultura, que representa uma mulher nua, é uma metáfora às vinhas.
EMIGRANTE NU
A colocação de uma estátua em honra ao emigrante não agradou a todos os moradores de Tondela, pois representa um homem nu.
SUBSCRIÇÃO
A petição que defende a reposição de um busto de Luís Alberto Oliveira, ministro da Guerra de Salazar, gerou polémica em Coruche.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt