BCP procura investidor para projeto do ex-BPN
Finalgarve era o promotor e tem aprovado um Plano Especial de Revitalização.
O megaprojeto imobiliário para a praia Grande, em Armação de Pera, no concelho de Silves, que começou a ser promovido pela empresa Finalgarve, do Grupo Galilei (ex-Sociedade Lusa de Negócios e principal ativo do antigo BPN) está à venda por 200 milhões de euros. O promotor, ao que o CM apurou, é agora o Millennium BCP, o principal credor da Finalgarve, que tem aprovado um Plano Especial de Revitalização.
O projeto, agora denominado de eco resort, está planeado para um conjunto de terrenos junto à Lagoa dos Salgados e está a ser promovido pelo BCP e pela consultora americana CBRE, que tem feito a mediação de vários processos de transação de projetos turísticos, com destaque para a venda do Grupo Lusort, detentor de Vilamoura.
O eco resort é apresentado aos potenciais investidores como "um dos maiores projetos turísticos para desenvolvimento do Algarve, com uma localização única, com mais de 2 km de frente de praia". O projeto inclui três hotéis, de 4 e 5 estrelas, cerca de 350 unidades residenciais integradas em aldeamentos turísticos e um campo de golfe com 18 buracos.
A denominação de resort ecológico é considerada pela Almargem "uma esverdinhada aldrabice", porque o projeto "é igual ao que foi desenhado inicialmente", referiu ao CM Luís Brás, da associação ambientalista. A zona é considerada "uma das únicas ainda livre de betão na costa sul algarvia".
O Plano de Pormenor da Praia Grande foi aprovado em 2008, pela Câmara de Silves, que emitiu, em 2014, licenças urbanísticas para reparcelamento e obras de infraestruturas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt