Martim já está em casa

Bebé de Ourém chegou ao colo da mãe. Foi encontrado esta manhã em hipotermia.

25 de outubro de 2016 às 10:08
martim Foto: Direitos Reservados
Martim Foto: GNR
25-10-2016_18_07_35 00EBC2CF.jpg Foto: CMTV
25-10-2016_18_07_37 00EBC34A.jpg Foto: CMTV
25-10-2016_18_07_39 00EBC343.jpg Foto: CMTV
25-10-2016_18_07_42 00EBC350.jpg Foto: CMTV
25-10-2016_18_07_44 00EBC354.jpg Foto: CMTV
Martim, Ourém Foto: CMTV

1/8

Partilhar

Martim, o bebé de Ourém que esteve desaparecido durante 25 horas e que foi encontrado na manhã desta terça-feira, já está com a família na casa dos avós. O menino de dois anos chegou ao colo da mãe e, esta tarde, já brincava e mostrava-se divertido, depois de ter sido encontrado em hipotermia.

Também o pai de Martim já teve oportunidade de estar com a criança. Os pais do bebé estão separados e a guarda da criança foi entregue recentemente à mãe.

Pub

O bebé teve alta da Pediatria do Hospital de Santo André, em Leiria, na tarde desta terça-feira.

A criança foi transportada para as urgências do Hospital de Leiria, por precaução, depois de ter sido encontrada por militares da GNR.

Pub

Martim foi encontrado perto das 9h30 a cerca de dois quilómetros da zona de onde tinha desaparecido, nas traseiras da casa dos avós maternos.

"Esta localização foi obtida por militares da GNR na sequência de uma ação de patrulhamento, encontrando-se a criança a cerca de 2 quilómetros de distância do último local conhecido", lê-se no comunicado da GNR que partilho na rede social Facebook uma foto com a criança após o resgate.

Pub

O CM sabe que Martim estava molhado e em hipotermia. A PJ está a investigar as circunstâncias em que o bebé foi encontrado. As hipóteses estão todas em aberto e a tese de rapto ainda não foi descartada.

O bebé tinha desaparecido da casa dos avós maternos na manhã da passada segunda-feira, pelas 09h00, na localidade de Amieira, Urqueira, no concelho de Ourém, distrito de Santarém.

Pub

Durante a noite, a mãe, os avós maternos e um tio da criança foram levados para a Polícia Judiciária de Leiria para as autoridades saberem onde estavam e o que fizeram.

A tutela da criança foi atribuída à mãe na passada sexta-feira. 

Pub

O avô materno diz que não sabe o que terá acontecido e diz que o neto foi encontrado a chorar, tinha um pé descalço e ao lado estava uma sapatilha.

O pediatra Bilhota Xavier, director do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria, disse que Martim está bem de saúde. Apresentava sinais de fome e pequenas assaduras. O pedriatra diz que não há sinais de maus tratos. O menino vai ficar mais uma horas em observação.

A Polícia Judiciária de Leiria admitiu hoje que a criança desaparecida em Ourém foi encontrada em condições que indiciam que esteve exposta algumas horas ao ar livre, ma não descarta ainda qualquer hipótese.

Pub

"Apareceu em condições naturais para alguém que esteve exposto durante algumas horas a condições atmosféricas adversas", adiantou o coordenador do Departamento de Investigação Criminal da PJ de Leiria, António Sintra, mantendo em aberto a possibilidade do bebé ter passado as 25 horas sozinho ou de ter sido colocado no local horas antes.

António Sintra explicou que as buscas foram suspensas ontem à noite por "razões técnicas e também para reavaliação do dispositivo em função das informações que já se dispunha nesse momento e outras complementares que foram sendo recolhidas durante a noite". Esses novos dados permitiram "reavaliar o plano e hoje por em marcha um plano mais adequado".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar