Blogger diz que não foi pago para elogiar Sócrates

António Costa Peixoto falou em tribunal, esta terça-feira, no âmbito da Operação Marquês.

28 de outubro de 2025 às 15:14
José Sócrates Foto: José Sena GoulãoLusa
Partilhar

António Costa Peixoto, o economista e blogger que o Ministério Público diz ter sido pago para, entre outras tarefas, elogiar José Sócrates no blog ‘Câmara Corporativa’, disse esta terça-feira, em tribunal, que os 79 mil euros que recebeu, entre 2012 e 2014), diziam respeito a relatórios financeiros remetidos a Carlos Santos Silva, amigo e alegado testa de ferro do antigo primeiro-ministro, rejeitando a tese da existência de um contrato fictício para camuflar uma assessoria ao antigo primeiro-ministro. Questionado sobre a alegada combinação de intervenções no referido blog, recordou dois episódios.

“Foram duas vezes, mas nas duas vezes nunca fiz nada. Uma era sobre não ter terminado o curso e ele queria que eu fizesse a defesa dele no blogue. Ligou-me às duas e três da manhã e eu já estava a dormir. Não fiz. A outra era por causa de uma coisa que tinha saído nos jornais depois de eu ter sido ouvido. Disse-me ‘Faça uma cosia já a desmentir isso tudo!’. E eu achei que não devia fazer. Ficou enervado com coisas que tinham dito sobre ele…”.

Pub

Confrontada com escutas telefónicas e trocas de emails, a testemunha acabou por confirmar que ajudou a rever a tese que deu origem ao primeiro livro de Sócrates e também lhe enviava emails com opiniões/críticas políticas, links de notícias e mapas das audiências na sequência do programa de comentário semanal que este tinha na RTP.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar