Bombeiros do Seixal perderam duas viaturas em intervenções de apoio a vítimas das cheias

Entre as 05h00 e as 13h00 desta quinta-feira, a corporação respondeu a 50 ocorrências relacionadas com o mau tempo.

13 de novembro de 2025 às 13:59
Bombeiros Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O corpo de Bombeiros do Seixal já perdeu duas viaturas durante a resposta aos efeitos da depressão Cláudia no concelho. Entre as 05h00 e as 13h00 desta quinta-feira, a corporação respondeu a 50 ocorrências relacionadas com o mau tempo. “Foram essencialmente inundações em habitações, estabelecimentos comerciais, e na via pública, árvores e muros caídos”, explicou ao CM José Mendes, comandante dos Bombeiros voluntários do Seixal.

A freguesia com ocorrências mais graves no concelho foi Fernão Ferro. Além do óbito de dois idosos no anexo em que residiam, devido a uma inundação súbita que deixou o interior da habitação debaixo de água, a corporação teve de responder ao corte súbito de trânsito, causado pela inundação de um troço de cerca de 1 quilómetro da Estrada Nacional 378. “Foi uma zona compreendida entre as bombas da BP e o Mercadona de Fernão Ferro”, acrescentou.

Pub

E foi neste local, descreveu José Mendes, que a corporação ficou com duas viaturas inoperacionais. “Além de uma viatura de combate a fogos, perdemos também uma ambulância de transporte de doentes, que ia responder a uma emergência”, recordou. Segundo o responsável, “a passagem de um veículo pesado quando a estrada já estava inundada, levantou uma massa de água que entrou pela ambulância dentro, deixando-a com água até meio”. Os dois bombeiros que seguiam no interior aperceberam-se, nesse momento, de que mais condutores estavam a ficar parados devido ao volume de água na estrada, e tiveram mesmo de transportar cinco pessoas para o interior da ambulância. “Só então chegaram mais meios, e levaram as pessoas para local seguro”, concluiu José Mendes. Pelas 13h30, o trânsito na Estrada Nacional 378, que liga o concelho do Seixal ao de Sesimbra, mantinha-se cortado nos dois sentidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar