Bombeiros encontram jovens desaparecidos no Gerês
Operacionais de Salto localizaram vítimas que se perderam esta terça-feira.
Dois jovens que esta terça-feira à noite desapareceram no Gerês foram localizados pelos Bombeiros Voluntários de Salto horas depois do alerta.
A infomação foi confirmada ao CM pela corporação.
Os dois jovens tinham 22 anos e 24 anos e terão entrado por uma estrada florestal no Parque Nacional da Peneda Gerês, ficando com a viatura imobilizada e perdidos.
De acordo com Hernâni Carvalho, comandante dos bombeiros de Salto, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, o casal andava a fazer um passeio de carro pelo Gerês e entraram num estradão florestal, de terra batida, segundo os próprios, por indicação do GPS.
"Face às condições do caminho, acabaram por ficar imobilizados e não conseguiram progredir, e como não conheciam a zona tiveram alguma dificuldade em conseguir explicar onde estavam e acabaram por ficar algo assustados", afirmou à agência Lusa o comandante.
O alerta foi dado às 22h35 de terça-feira para a freguesia de Vilar da Veiga, no concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga. Os jovens foram localizados entre as aldeias de Ermida e Fafião, próximo do rio Arado.
Hernâni Carvalho referiu que, no pedido de ajuda inicial, as coordenadas que os jovens forneceram aos bombeiros eram para uma zona distante do sítio onde estavam e até do parque do Gerês.
Os bombeiros mobilizaram uma equipa de resgate apoiada por duas viaturas e, posteriormente, após uma nova partilha de dados, conseguiram perceber a localização exata.
"Conseguimos, de forma rápida, localizá-los e colocar a viatura deles em segurança, na estrada de alcatrão e no caminho certo", referiu o comandante.
O casal entrou por uma zona de acesso vedado a veículos, pelo que acabaram por ser identificados e autuados pela GNR, que esteve no local através de elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt