Braga reduz em 0,20 cêntimos preço do estacionamento
Valor horário passa para os 80 cêntimos. Taxa de incumprimento atual é elevadíssima.
A Câmara de Braga decidiu esta segunda-feira reduzir em 20 cêntimos por hora o preço do estacionamento à superfície a partir de outubro, quando a gestão dos parquímetros passar para a empresa municipal de transportes, passando para os 80 cêntimos.
A alteração de preços foi aprovada na reunião do executivo, que decidiu ainda investir mais 400 mil na reabilitação do Mercado Municipal por "obras a mais imprescindíveis" para o "desempenho e segurança funcional" do equipamento.
Quanto ao estacionamento pago à superfície, atualmente está sob esfera da autarquia depois de rompido judicialmente o contrato de concessão com a ESSE, sendo que, a partir de outubro, a obrigação de fiscalizar e gerir aquele serviço passará para os Transportes Urbanos de Braga, como já havia sido anunciado, que deverão arrecadar "cerca de meio milhão" por ano com aquela gestão.
A maioria PSD/CDS-PP/PPM, com a abstenção do PS e CDU, optou pela redução do custo do estacionamento à superfície que sempre considerou "algo exagerado", o que poderá explicar a "elevadíssima taxa de incumprimento" atual.
"Não se compreende que os lugares públicos sejam mais caros do que os privados. Além da revisão de taxas, haverá ainda um novo mapeamento de cobrança", explicou o edil, Ricardo Rio, admitindo ainda a adoção de "novas plataformas", à semelhança de algumas existentes no mercado. Recusa, porém, a ideia de delimitar o valor a pagar por zonas.
"Não estamos a considerar a questão do zonamento, não compensa o benefício que poderá gerar", explicou Ricardo Rio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt