Burla de 70 mil € na banca online
Apanhados três angariadores e mulher que deu a conta para depositar o dinheiro desviado.
Um grupo que desviou mais de 70 mil euros de pelo menos 20 contas bancárias, pelo método de ‘phishing’ (roubo das palavras-passe das contas movimentadas pela internet), foi apanhado pela PJ de Lisboa. A rede era altamente organizada, usando ‘contas mula’ onde reunia o dinheiro desviado.
A Judiciária conseguiu deter três angariadores, um deles brasileiro, e uma mulher que forneceu a ‘conta mula’. Era para essa conta que o dinheiro desviado era logo canalizado.
O dinheiro nessa conta era a seguir levantado faseadamente, por levantamentos diretos ao balcão ou através da compra de divisas. A mulher era paga pelo empréstimo da ‘conta mula’ e os angariadores recebiam uma comissão de cerca de 10% do valor desviado. A Polícia Judiciária de Lisboa ainda conseguiu identificar outros elementos da rede, angariadores e ‘estafetas’ do dinheiro desviado, e constituiu-os arguidos. Os investigadores tentam agora chegar aos cabecilhas do grupo, que não se expõem na burla.
Acreditam que há mais vítimas e que o valor da burla irá disparar. Entretanto, as autoridades apelam a todos os utilizadores da banca online para terem atenção às fraudes e para nunca preencherem na internet os dígitos do cartão matriz da sua conta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt