Burlão da net engana mulher
Foi contactada por falso diretor-geral das Finanças a dizer que não podia ter anúncio online sem estar coletada. Para resolver caso, a vítima tinha de pagar.
Apresenta-se como diretor-geral das Finanças. No site de vendas online OLX, o homem procura vítimas que tenham publicado anúncios recentemente. Depois liga-lhes e diz que para ter aquele tipo de publicidade na internet é necessário estar coletado e que caso não paguem 378 euros, no período mínimo de uma hora, para que toda a situação seja resolvida, serão alvo de uma multa de 1700 euros. Assustados, os anunciantes acabam por transferir o valor. Percebem depois que a quantia transitou, afinal, para a conta do burlão e não para as Finanças.
Um dos casos mais recentes aconteceu em Estarreja. Uma mulher, de 44 anos, que tem um anúncio para acolher idosos, foi contactada pelo burlão na segunda-feira. "Ele disse que não podia ter o anúncio assim, que era necessário estar coletada; mas, para não me preocupar que, se pagasse 378 euros, ele tratava de tudo e eu não tinha de pagar uma multa", contou a vítima ao CM.
A mulher foi depois ao Multibanco fazer a transferência. "Enganei-me e apenas transferi 278. Foi então que reparei que o titular da conta estava no nome de uma pessoa. Não percebo nada das Finanças e fui enganada. Ele nem deu tempo de eu me ir informar", acrescentou. A vítima apresentou queixa na GNR. Esta não é situação única no País. Há registos do burlão ter atuado em Lagos, num caso que envolve um cavalo e também em anúncios de acolhimentos de idosos na Figueira da Foz e em Coimbra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt