'Burlões do alcatrão' em hotel de 4 estrelas
Grupo foi detido por extorquir clientes.
O Tribunal de Braga libertou ontem, ao final da tarde, quatro homens - todos irlandeses -, detidos pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Barcelos, suspeitos de vários crimes de burla e extorsão. Os arguidos - membros do ‘gang do alcatrão’ - estavam alojados num hotel de quatro estrelas, na cidade de Guimarães, para onde voltavam após os crimes. Nos quartos, os militares apreenderam- -lhes 2500 euros em notas.
O grupo é já sobejamente conhecido das autoridades policias. Abordava as vítimas, preferencialmente em aldeias, às quais propunha a colocação de alcatrão em caminhos privados por um preço muito atrativo. Porém, depois de executado o trabalho, surgiam dois cobradores que ameaçavam os clientes, a quem exigiam valores muito mais elevados, por vezes o triplo do previamente combinado. Assustadas, as vítimas acediam e davam o dinheiro.
Na sexta-feira, dois deles foram apanhados em flagrante depois de exigirem dinheiro a um morador em Silveiros, Barcelos. O NIC de Barcelos encontrou mais três comparsas no hotel em Guimarães, onde estavam alojados há já algum tempo, mas apenas dois foram reconhecidos pela vítima e, por isso, detidos. Estava previsto que fossem levados ao Tribunal da Cidade Berço, mas acabaram por ser presentes a juiz em Braga. Deram como morada a unidade hoteleira e ficaram obrigados a apresentarem-se duas vezes por semana na PSP de Guimarães.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt