Cabo rasgado indicado como causa da morte de dois cães por eletrocussão em Odivelas

Em causa estão as mortes dos animais por alegada eletrocussão em postes de iluminação pública na freguesia do Parque das Nações, em Lisboa, e no concelho de Odivelas.

27 de novembro de 2025 às 14:52
Eletricidade Foto: Carlos Barroso
Partilhar

A E-Redes esclareceu esta quinta-feira que existia um cabo subterrâneo com o isolamento rasgado no local onde morreram dois cães, em Odivelas, mas não detetou qualquer anomalia na rede elétrica no caso da morte de um terceiro animal, em Lisboa

Em causa estão as mortes de três cães, alegadamente por eletrocussão em postes de iluminação pública na freguesia do Parque das Nações, em Lisboa, e no concelho de Odivelas, ocorridas em 14 e 15 de novembro.

Pub

Num esclarecimento enviado esta quinta-feira à agência Lusa, fonte da E-Redes adiantou que, "após investigações no terreno e perícias efetuadas", no caso registado em Lisboa "não se verificou anomalia na rede elétrica de distribuição de serviço público".

Em Odivelas, a morte de dois animais resultou de um cabo subterrâneo com o isolamento rasgado por agressão externa, acrescentou.

"Não foi possível determinar as causas que provocaram o referido rasgão, que aconteceu ao nível do subsolo", indica a empresa.

Pub

No sentido de prevenir situações semelhantes e "garantir todas as condições de segurança para pessoas e bens", a empresa assegura que "desencadeou ações adicionais, incluindo a inspeção de todas as colunas de iluminação pública nas imediações deste último local (Odivelas), confirmando a regularidade do estado da rede elétrica".

"Está ainda em curso um programa de inspeção extraordinária que abrange diversos circuitos de iluminação pública da Área Metropolitana de Lisboa, com o objetivo de confirmar as suas boas condições técnicas", acrescenta a nota.

Na sequência da morte dos três animais, o PAN (Pessoas--Animais--Natureza) questionou o Governo e as câmaras de Lisboa e Odivelas, exigindo investigação técnica, apuramento de responsabilidades e medidas urgentes para garantir a segurança de todos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar