Cadela Sirene sepultada no quartel dos bombeiros de Santo Tirso

Cadela foi colhida na passadeira. Condutor está em fuga.

07 de dezembro de 2019 às 09:47
Pedro Matos fala em grande perda para a corporação Foto: Manuel Encarnação / CMTV
Sirene tinha cinco anos e era a alegria do quartel Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

Foi aqui que foi criada. Chegou cá em bebé, por isso, tinha de ser esta a sua última morada." Pedro Matos, subchefe dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, explica emocionado a razão de Sirene ter sido sepultada no quartel. A cadela da corporação foi mortalmente colhida por um carro, na terça-feira, quando até atravessava na passadeira. O condutor fugiu do local.

"Gostávamos de saber quem foi. Que a pessoa viesse aqui dizer: ‘Fui eu.’ Ou até que pedisse desculpa. É que mataram a nossa mascote e estamos todos muito tristes", acrescentou.

Pub

Depois de ser colhida, a cadela, de cinco anos, foi prontamente socorrida pelos bombeiros e transportada para uma clínica veterinária. Lutou pela vida durante dois dias, mas as sequelas eram irreversíveis. "Estive eu e estiveram muitos dos colegas daqui da corporação junto dela nos últimos momentos. Foi muito triste. Todos nos despedimos dela. É uma perda muito grande e estamos de luto", frisou Pedro Matos, que recorda como a cadela reagia sempre que ouvia a... sirene: "Começava a ladrar e ficava eufórica. Era muito dócil e a nossa companhia de dia e de noite."

PORMENORES

Primeiro carro parou

Pub

Quando Sirene atravessava a estrada, um primeiro carro parou para a cadela passar. Foi um segundo automóvel que atingiu o animal, projetado com grande violência. Apesar dos rápidos cuidados, sofreu ferimentos irreversíveis.

Outra cadela atropelada

Esta é a segunda cadela da corporação de bombeiros que é mortalmente atropelada. Em 2015, Agulheta foi colhida por um carro quando tinha apenas dois anos. "Não sabemos se vamos querer mais algum animal", assume o subchefe.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar