Cães à solta atacam em Peniche

Um cão rafeiro de médio porte que andava à solta na Praia de Peniche de Cima, atacou um veraneante quando este caminhava no areal, na terça-feira. O caso deixou os banhistas assustados e preocupados porque “todos os dias” são vistos “animais vadios ou sem trela” naquela praia.

20 de julho de 2007 às 00:00
Cães à solta atacam em Peniche Foto: Carlos Barroso
Partilhar

“Isto é um problema que dura há anos”, diz Carlos Tiago, um morador que socorreu o banhista atacado. “Se fosse uma pessoa de idade tinha morrido ali”, assegura a testemunha, explicando que “o que valeu foi que o senhor era bem constituído porque o cão estava muito violento”. Entretanto, o “dono do animal apareceu, passou-lhe um cabo à coleira” e seguiu caminho. O CM sabe que o homem foi depois identificado pela Polícia Marítima, contactada por Carlos Tiago que também participou o caso à Autarquia e à veterinária municipal.

“Ainda hoje um senhor queria entrar na praia com um pitbull sem trela e tive que chamar a polícia”, conta o morador, referindo que “quando há cães vadios, se chamamos a Câmara para os vir buscar não acontece nada porque eles não têm equipamento nem pessoal”.

Pub

O presidente da autarquia de Peniche, António José Correia, tem uma versão diferente e assegura que “sempre que há um alerta uma equipa dos serviços de higiene e limpeza se desloca ao local para recolher e transportar o animal para o canil”.

“Esta é uma praia com bandeira azul por isso devia evitar mais estas situações”, diz Sara Sequeira, uma veraneante que costuma frequentar a Praia de Peniche de Cima e que por “várias vezes” se sentiu “incomodada pelos cães”.

Carlos Tiago apela a que as entidades responsáveis “resolvam este problema de uma vez por todas” para evitar “lamentar uma situação mais triste que pode acontecer e trazer consequências muito graves”.

Pub

Admitindo que o elevado número de animais abandonados é um “problema” no concelho, António Correia diz que o Município tem em curso “um plano de intervenção” que contempla, nomeadamente, o apoio à Associação Protectora dos Animais de Peniche para a construção de um canil que deverá ter início no final do ano.

ROTTWEILER MORDE MENINA

Vários casos de ataques de cães a pessoas, sobretudo crianças e idosos, têm vindo a público. Um dos mais recentes aconteceu também terça-feira, quando uma menina de nove anos foi atacada por um rottweiler que andava à solta num condomínio, em Guimarães. A criança foi mordida num braço e numa perna e o pai, quando a tentou socorrer, foi ferido numa anca. O animal que tinha licença foi levado para o canil local e deverá ser abatido.

Pub

RAÇAS PERIGOSAS

As raças consideradas perigosas são o cão de fila brasileiro, dogue argentino, pit bull terrier, rottweiller, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier, e o tosa inu.

MULTAS PESADAS

Pub

Os donos de animais perigosos que não cumpram os requisitos legais incorrem em multas que variam entre os 500 e os 44 890 euros.

CADASTRO LIMPO

Para ter animais perigosos é necessário fazer exames físicos e psicológicos e ter um registo criminal limpo.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar