Cães portugueses não foram contaminados
As autoridades informaram esta segunda-feira que é “praticamente impossível” que animais portugueses tenham sido contagiados pelo cão francês com raiva, que no final do ano passado atravessou Portugal e se dirigiu para França, onde pode ter contagiado 177 pessoas.
O CM noticiou que respectivo cão, transformou-se num foco de propagação desta doença mortal em França, onde as autoridades aguardam o resultado das análises de mais de 170 pessoas, com destaque para uma menina de 12 anos que terá sido mordida por uma cadela, supostamente infectada pelo presumível canino.
O ministério da Agricultura afirmou hoje em comunicado, que apesar de não poderem ser determinados os cães que em Portugal tiveram contacto com aquele animal, e também pela total ausência de casos suspeitos no país, é praticamente impossível que aquele animal tenha transmitido a raiva em território nacional.
A raiva é uma doença contagiosa com uma elevada taxa de mortalidade. É transmitida ao Homem, principalmente, através da mordedura dos cães doentes, mas em Portugal encontra-se erradicada desde 1956.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt