Cães esfomeados provocam alarme em Lagoa
Matilha existe há anos e varia entre cinco e 12 animais.
Andam em matilha entre a Senhora da Rocha e Vale do Olival, em Porches, Lagoa, à procura de comida nos caixotes do lixo e abrigam-se junto a edifícios ou debaixo de árvores. Os cães vadios estão a alarmar moradores e turistas, sobretudo desde que, nos últimos dias, começaram a surgir perto dos empreendimentos turísticos Palmeira Village e Terrace Club, na Senhora da Rocha.
"Os cães andam pela estrada entre Porches e Armação de Pera e podem provocar um acidente. Incomodam os nossos cães e não nos deixam dormir com os latidos noturnos. Como são vadios, andam à caça e podem atacar. É um perigo", referiu ao CM uma moradora na zona. "Temos recebido várias queixas, sobretudo de residentes", confirmou ao CM Luís Bentes, presidente da Junta de Freguesia de Porches, adiantando que, "nos próximos dias, vão ser colocadas armadilhas para tentar apanhar os cães".
De acordo com o autarca, a matilha varia entre os cinco e a dúzia de cães – ultimamente são mais devido à presença de uma cadela com cio. "Já existe há anos. Costumavam estar junto ao Intermarché e já os tentámos apanhar, mas há pessoas que abrem as armadilhas e que também os alimentam. Agora queremos esterilizá-los e já falámos com veterinários", referiu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt