Câmara de Oeiras realoja família afetada por deslizamento de terras até garantia de segurança

Segue-se agora a vistoria da câmara às condições de segurança e a preparação de uma contenção para a habitação em perigo.

27 de janeiro de 2026 às 13:15
Partilhar

A Câmara Municipal de Oeiras vai avançar com vistoria à habitação em perigo após um deslizamento de terras na segunda-feira, devido ao mau tempo, e assegura alojamento à família afetada até que esteja garantida segurança.

Fonte oficial da autarquia disse hoje à Lusa que o deslizamento de terras que ocorreu em Porto Salvo, na segunda-feira ao final do dia, devido ao mau tempo, não teve consequências materiais, mas, por precaução, a câmara realojou uma família num dos 'hostels' sociais da autarquia.

Pub

Segundo a mesma fonte, segue-se agora a vistoria da câmara às condições de segurança e a preparação de uma contenção para a habitação em perigo.

Questionada pela Lusa, fonte oficial da câmara disse não haver uma previsão de tempo até à conclusão dos trabalhos, mas avançou que a autarquia garante alojamento até que estejam reunidas as condições de segurança para o regresso da família a casa.

Um deslizamento de terras colocou em perigo uma habitação em Porto Salvo, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, levando ao realojamento de uma família de dois adultos e três crianças pela autarquia, adiantou à Lusa, na segunda-feira, o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Pedro Araújo.

Pub

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou na segunda-feira para vermelho os avisos devido à agitação marítima e para laranja devido à queda de neve, devido aos efeitos da depressão Joseph na passagem por Portugal continental.

Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa do vento forte com rajadas até 80 quilómetros por horas, sendo até 100 nas terras altas, até às 15:00 de hoje e entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira.

Os 18 distritos estão igualmente sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar