Câmara já encomendou novo mercado municipal
Estrutura vai nascer no lugar do prédio Coutinho, no centro histórico da cidade.
Dezoito anos e vários processos judiciais depois, o prédio Coutinho, no centro histórico de Viana do Castelo, vai ser demolido para dar lugar a um mercado municipal, e a autarquia entregou, por ajuste direto, por 73 700 € mais IVA, a elaboração do projeto ao gabinete de arquitetura de António Santos Gomes (Lisboa) por falta de recursos próprios.
O contrato, celebrado a 26 de janeiro, prevê "serviços de arquitetura, engenharia e levantamento topográfico". O estudo prévio terá de ser entregue no prazo de 30 dias, o anteprojeto demorará mais três meses a ser realizado e o projeto de execução outro trimestre.
O projeto inicial do mercado já tinha sido elaborado em 2003/ /2004, ainda durante a liderança do ex-autarca socialista Defensor Moura, mas o atual presidente, José Maria Costa, entendeu, em junho de 2016, reajustá-lo à "realidade atual".
"O edifício terá que responder às necessidades da cidade e que ser um fator de atratividade do centro histórico", sublinhou, na ocasião, o autarca. "O novo mercado terá duas áreas fortes, uma ligada aos produtos regionais, vinhos, enchidos e compotas, e outra destinada às iguarias do mar, pescado e mariscos", explicou.
Na altura, José Maria Costa adiantou que "o projeto inicial previa muitas áreas comerciais e de serviços que, hoje, face à evolução que a cidade teve e à dinâmica comercial que sofreu, não são necessárias, havendo outros valores emergentes".
Os últimos 14 moradores que ainda ocupam oito apartamentos do prédio têm de sair em março. A demolição do histórico edifício está orçada em 1,2 milhões de euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt