Camião cisterna com carga inflamável despista-se em Setúbal
Acidente provocou um ferido ligeiro e levou a fuga de nitrato de amónio.
Um despiste de um camião cisterna em Setúbal, na zona das Praias do Sado, provocou um ferido ligeiro e obrigou ao corte de uma via de trânsito no acesso ao parque industrial da Sapec. Ao que o CM apurou, a vítima em questão trata-se do condutor do pesado, um homem de 49 anos, que foi transportado para o hospital de Setúbal a fim de receber tratamento.
O alerta para o acidente foi dado às 09h05. De acordo com a Proteção Civil de Setúbal, o camião transportava uma carga de nitrato de amónio, um composto químico utilizado na agricultura e com potencial para ser inflamável se entrar em contacto com outros combustíveis — foi uma grande concentração desta substância que esteve, por exemplo, na origem da explosão no porto de Beirute, no Líbano, em 2020.
O despiste terá mesmo resultado numa pequena fuga de nitrato de amónio, que foi rapidamente contida pelas equipas de resposta. As causas do acidente estão a ser apuradas por uma equipa de investigação de acidentes de viação.
No local encontram-se cerca de 20 elementos dos bombeiros sapadores, INEM e GNR, com oito veículos de apoio. O camião cisterna está agora tombado e à espera da chegada de uma grua e restantes meios que permitam a sua remoção.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt