Candidato do PS a deputado vai a julgamento no processo da Santa Casa
Davide Amado está em 12.º lugar na lista de candidatos a deputados por Lisboa.
Um dos candidatos a deputado pelo PS, por Lisboa, vai a julgamento num processo em que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) terá sido lesada em mais de um milhão de euros: Davide Amado, atual presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, está em 12.º lugar na lista de candidatos a deputado pela capital. O PS apresenta esta quarta-feira as listas de candidatos a deputados para as eleições legislativas em maio próximo.
O agora autarca socialista não foi pronunciado pelo juiz de instrução do processo para ir a julgamento, mas, na sequência do recurso dessa decisão apresentado pelo Ministério Público (MP), o Tribunal da Relação de Lisboa pronunciou-o para ir a julgamento. A este propósito, Amado, em declarações ao CM, afirmou o seguinte: “Não me sinto limitado a exercer nenhum direito”.
O agora autarca do PS alega que os factos ocorreram quando era funcionário de uma empresa que celebrou os contratos com a SCML. Amado, assim como os restantes arguidos no processo, recorreram da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa para o Supremo Tribunal de Justiça e para o Tribunal Constitucional.
Neste processo estão em causa os crimes de participação económica em negócio e abuso de poder. Segundo o MP, Amado terá sido uma das fontes de ligação entre as empresas e a SCML.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt