Canoagem portuguesa encerra Europeus de maratonas com quatro pódios
Henrique Cerqueira e Henrique Oliveira ficaram em 12º lugar.
Portugal ficou este domingo em branco em termos de pódios dos Europeus de maratonas, em canoagem, pelo que sai de Ponte de Lima com um total de quatro medalhas, uma de ouro e três de bronze.
Das três tripulações lusas em competição neste domingo, as maiores esperanças residiam no pentacampeão da Europa de K1, José Ramalho, em equipa com Henrique Cerqueira, mas o seu parceiro de K2 apenas aguentou seis das nove voltas ao circuito, com um total de 29,8 quilómetros de prova.
A dupla seguia num quinteto que se tinha destacado do resto do grupo, mas depois não conseguiu aguentar o ritmo: foi apanhada por um trio e acabou, posteriormente, por perder também o contacto, ficando em oitavo, a 1.35 minutos da Hungria, campeã, que deixou a prata e bronze para duas formações espanholas.
Agora, Ramalho, que sábado garantiu para Portugal o único ouro na competição, prepara os Mundiais de setembro, na África do Sul, onde vai procurar conquistar um título inédito, em K1.
Henrique Cerqueira e Henrique Oliveira ficaram em 12.º, a 6.14 minutos dos primeiros.
De manhã, a seleção tinha assegurado dois sétimos lugares, pela C2 de Filipe Vieira e Fábio Lopes e pelo K2 de Ana Valentim e Marta Noval.
A tripulação masculina concluiu a prova em 2:05.12 horas, a 5.42 minutos dos espanhóis Manuel Campos e José Sánchez, que conquistaram o ouro ao baterem os húngaros Martón Kóver e Ádám Dóczé por apenas 1,87 segundos. Os também espanhóis Oscar Graña e Ramon Ferro ficaram com o bronze, a 1.49 minutos.
Ana Valentim e Marta Noval foram sétimas, mas discutiram o quarto lugar até ao fim: fizeram 2:00.44, ficando a 3.49 das húngaras Renáta Csay e Alexandra Bara, que foram 33 segundos mais rápidas do que as compatriotas Lili Katona e Eniko Vácsai e 1.46 minutos do que as espanholas Eva Barrios e Aurora Figueras.
Além do ouro do vila-condense José Ramalho, Portugal conquistou mais três medalhas de bronze, pelos juniores do CN Ponte de Lima Duarte Silva em C1 e Rita Fernandes em K1, e pelo sub-23 Sérgio Maciel, do Darque Kayak Clube, em C1 sub-23.
Os Europeus de maratonas reuniram mais de 300 canoístas de 23 países.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt