Carnaval espontâneo atrai milhares de foliões para a noite

Autarquia gasta cerca de 50 000€ para evento que dura 11 dias.

29 de janeiro de 2016 às 06:00
Vila Nova de Famalicão, Braga, Aveiro, Francisca Carvalho, Museu da Indústria Têxtil Foto: DR
Partilhar

Sem tradição forte nas lides carnavalescas, a cidade de Vila Nova de Famalicão passou a ser, em pouco mais de uma década, uma paragem obrigatória para quem gosta de brincar ao carnaval. Apesar de estar mais organizada, a essência mantém-se: é uma noite espontânea, descontraída e para todos os foliões participarem. E de todas as idades. É, aliás, conhecido por um ser um carnaval em que não se fica a ver passar a banda, participa-se.

Este ano, o convite mantém-se, numa organização que custa 50 mil euros aos cofres da autarquia. O ponto alto está marcado para a noite de 8 de fevereiro: o centro da cidade, incluindo o parque da Juventude e a praça D. Maria II, transformam-se numa imenso corso, à boleia dos bares que montam bancas na rua para a venda de bebidas.

Pub

A noite atrai milhares de foliões, desde Braga a Aveiro, a esmagadora maioria deles mascarados, de forma mais ou menos planeada. Mas para os ‘profissionais’ – e são sobretudo grupos de amigos e associações – há um tapete vermelho para desfilar. A inscrição é feita no momento do desfile , que começa por volta das 22h00, e há prémios simbólicos para os três melhores disfarces, entre 125 e 200 euros.

"Todos podem participar e isso é que tem graça. E depois há o convívio, que é o principal, pelas ruas. É uma imensa festa", considerou, ao CM, uma das participantes. "Vim pela primeira vez, há dez anos, e volto sempre. É o melhor", afirmou Francisca Carvalho, que vive no Porto.

Pub

A festa incluiu mais iniciativas, que arrancam já amanhã no Museu da Indústria Têxtil com um workshop de fabricação de fatos de carnaval. O carnaval infantil, com 3500 crianças, realiza-se a 5 de fevereiro, às 14h30. Dia 8 é a vez de os seniores fazerem a festa na rua.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar