França: carrinha ia 5 km/h acima do limite
Polícia comprova velocidade na altura do acidente.
As autoridades francesas comprovaram que Ricardo Pinheiro, o condutor da carrinha onde morreram 12 portugueses em França, seguia a uma velocidade mínima de 95 quilómetros por hora, numa zona onde o limite é de 90. Só por esta infração, o jovem de 19 anos deverá pagar uma multa de 750 euros, independentemente da pena a que venha a ser condenado - está indiciado por 12 homicídios involuntários.
A polícia francesa constatou ainda mais duas infrações: ultrapassagem perigosa; e pneus sem sulcos com as dimensões mínimas, ou seja gastos - multas também de 750 euros cada.
Ricardo Pinheiro, de 19 anos, e o tio Arménio Pinto, dono da carrinha, estão à guarda da polícia francesa. Foram interrogados quinta-feira mas só amanhã sabem se ficam em liberdade ou prisão preventiva como pede o Ministério Público francês.
Estão indiciados por 12 homicídio involuntários, cuja pena pode ir até sete anos de cadeia por cada um. Respondem ainda por ofensas à integridade física devido aos ferimentos sofridos pelo motorista italiano do camião contra o qual a carrinha chocou. Os dois homens poderão ser ainda condenados a pagar 100 mil euros por cada crime. As três infrações rodoviárias poderão servir como agravantes na pena.
Os juízes, no entanto, estão a considerar que Ricardo Pinheiro é também vítima por ter sido colocado naquela função pelo tio e por transportar três familiares na carrinha e que também perderam a vida no acidente. Tal poderá atenuar uma futura pena.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt