Carros avariados revoltam efetivo da PSP de Loures

Sindicato garante que só duas viaturas patrulham área com meio milhão de pessoas. PSP diz que há cinco.

30 de janeiro de 2026 às 01:30
Divisão de Loures da PSP tem um número indeterminado de viaturas paradas Foto: Pedro Catarino
Partilhar

A falta de carros-patrulha na Divisão da PSP de Loures, a maior do País, e que garante a segurança de cerca de meio milhão de pessoas, está a revoltar o efetivo. O Sindicato Independente de Agentes da PSP (SIAP) disse ao CM que em 12 esquadras estão operacionais apenas duas viaturas. A Direção Nacional desta força de segurança desmente, garantindo que cinco veículos estão a circular, com investigadores e agentes de Equipa de Intervenção Rápida a disporem também de transporte.

Carlos Torres, presidente do SIAP, considera "inaceitável que numa altura em que existem tantas ocorrências devidas ao mau tempo, uma divisão como a de Loures tenha só dois carros-patrulha". "A informação que tenho é que a esquadra de Torres Vedras tem viatura, e nas outras 11 da Divisão apenas uma viatura se encontra a circular", esclareceu. O problema é, segundo Carlos Torres, ainda pior. "A falta de viaturas está a obrigar ocorrências da área da Divisão de Loures a serem ocorridas por viaturas da divisão de Vila Franca de Xira", acrescentou.

Pub

A Direção Nacional da PSP desmente este cenário. Fonte oficial disse ao CM que "há cinco carros-patrulha a circular" na Divisão de Loures. "As viaturas que estão inoperacionais, importa referir que por causa das más condições meteorológicas ocorreram acidentes, que resultaram na respetiva inoperacionalidade". A PSP garante que a Divisão de Loures "recebeu recentemente viaturas entregues no âmbito de um protocolo com a câmara, e mais virão".

Carlos Torres assegura que os problemas nas viaturas "estão mesmo a levar pessoal a deslocar-se de transportes públicos a ocorrências", cenário que a PSP diz desconhecer. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar