Caso Convertidas paga refeições
Polémico negócio de Mesquita Machado foi anulado.
A Câmara de Braga já recebeu os três milhões de euros da anulação da compra do Convento das Convertidas – o polémico negócio celebrado por Mesquita Machado no final do mandato. Parte do dinheiro irá agora ser usado pela autarquia liderada por Ricardo Rio para pagar a dívida de meio milhão de euros relativa às refeições escolares.
O valor em falta – que dizia respeito aos meses de maio e junho – será entregue às juntas de freguesia, às instituições de solidariedade social e às empresas que fornecem as refeições nas escolas do pré-escolar e também do 1º ciclo.
Ricardo Rio já garantiu que a dívida será saldada durante esta semana. O dinheiro agora recebido nos cofres municipais vai ainda servir para liquidar outras despesas relativas a projetos e investimentos municipais.
No início deste ano, o Supremo Tribunal de Justiça confirmou a anulação da expropriação das Convertidas. O negócio era considerado altamente polémico, uma vez que os imóveis em causa tinham pertencido a uma empresa de um genro de Mesquita Machado, que os vendeu a uma imobiliária poucos dias antes da autarquia ter declarado a "expropriação urgente", com vista a construir uma pousada da juventude. Quando Ricardo Rio assumiu a liderança, anulou logo o negócio de três milhões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt