Caso Convertidas paga refeições

Polémico negócio de Mesquita Machado foi anulado.

27 de julho de 2015 às 15:50
27-07-2015_00_02_04 12 braga.jpg Foto: Rodrigo Andrade
Partilhar

A Câmara de Braga já recebeu os três milhões de euros da anulação da compra do Convento das Convertidas – o polémico negócio celebrado por Mesquita Machado no final do mandato. Parte do dinheiro irá agora ser usado pela autarquia liderada por Ricardo Rio para pagar a dívida de meio milhão de euros relativa às refeições escolares.

O valor em falta – que dizia respeito aos meses de maio e junho – será entregue às juntas de freguesia, às instituições de solidariedade social e às empresas que fornecem as refeições nas escolas do pré-escolar e também do 1º ciclo.

Pub

Ricardo Rio já garantiu que a dívida será saldada durante esta semana. O dinheiro agora recebido nos cofres municipais vai ainda servir para liquidar outras despesas relativas a projetos e investimentos municipais.

No início deste ano, o Supremo Tribunal de Justiça confirmou a anulação da expropriação das Convertidas. O negócio era considerado altamente polémico, uma vez que os imóveis em causa tinham pertencido a uma empresa de um genro de Mesquita Machado, que os vendeu a uma imobiliária poucos dias antes da autarquia ter declarado a "expropriação urgente", com vista a construir uma pousada da juventude. Quando Ricardo Rio assumiu a liderança, anulou logo o negócio de três milhões.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar