Centro da vila de Joane vai ser requalificado
Ao todo, esta obra, que arranca ainda antes do verão, vai custar cerca de 80 mil euros.
A vila de Joane, em Vila Nova de Famalicão, vai ter uma nova sala de visitas, que é como quem diz, uma nova praça central. O assunto já é discutido há cerca de duas décadas, mas só agora a autarquia teve condições de avançar com a obra.
A criação de uma ligação entre o Largo 3 de Julho e a rua da Ribeira vai permitir a reabilitação urbana de toda a zona envolvente ao centro da vila, com o prolongamento da rua do Souto e a conclusão do arruamento de ligação entre a rua da Ribeira e a avenida 25 de Abril, possibilitando ainda a disponibilização de dezenas de novos lugares de estacionamento e passeios, assim como estruturas de apoio aos serviços localizados nas imediações, nomeadamente o Parque da Ribeira, a Unidade de Saúde Familiar, a Igreja e estabelecimentos comerciais.
A obra, que deverá arrancar ainda antes do verão e estar concluída até ao final do ano, implica um investimento municipal de cerca de 80 mil euros e acaba por resolver um processo com 17 anos, tendo em vista a renovação da área central da vila de Joane.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, "o alargamento e prolongamento destas vias de comunicação são importantes tanto para o concelho como para a vila e fundamentais para os cidadãos". Segundo o autarca, além "da criação de uma ligação mais direta entre o Largo 3 de Julho e o parque verde da Ribeira, será possível construir quase 80 lugares de estacionamento".
A freguesia de Joane, com mais de oito mil habitantes, é uma das mais populosas do concelho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt