Centro de Saúde de Ramalde nas mãos do Governo

Unidade concluída há quatro meses foi entregue, na sexta-feira, à Administração Regional de Saúde.

27 de dezembro de 2018 às 08:42
Edifício do futuro Centro de Saúde de Ramalde, localizado nas Campinas, junto a uma escola, permanece ainda encerrado Foto: Miguel Nogueira
Médicos, xxx Foto: Getty Images
Médicos Foto: Getty Images

1/3

Partilhar

As instalações do Centro de Saúde de Ramalde foram entregues, na sexta-feira, pela Câmara do Porto à Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Construída nas ruínas de um centro social nunca acabado e abandonado há 30 anos, junto a uma escola, nas Campinas, a unidade de saúde espera agora que o Governo o coloque em funcionamento. Há, no entanto, uma polémica burocrática que está a atrasar duas empreitadas municipais.

Pub

"Cabe agora, por inteiro, ao Ministério da Saúde a responsabilidade de entregar, o mais rapidamente possível, a contrapartida a que se comprometeu com o município, ou seja, o terreno [na rua Justino Teixeira] em Campanhã que servirá para um equipamento desportivo", indicou a Câmara do Porto.

A autarquia pretende construir ali um estádio para avançar com a ocupação dos terrenos onde joga o Desportivo de Portugal para edificar parte do Terminal Intermodal de Campanhã, "prometido pelo Estado em 2003, mas nunca construído".

Pub

Ainda assim, o município referiu que a "cascata de incumprimentos por parte do Estado central" não impedirá o avanço das obras do terminal, uma vez que o executivo de Rui Moreira "está a equacionar soluções alternativas para o Desportivo de Portugal, enquanto espera que o Ministério da Saúde cumpra o que protocolou com a câmara".

O Centro de Saúde de Ramalde foi concluído há quatro meses para substituir as velhas instalações, que servem 15 mil utentes. A ministra da Saúde garantiu, no início do mês, que os trâmites de transferência do terreno de Campanhã estavam a ser tratados.

O CM contactou a ARS/Norte, sem sucesso.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar