Centro de saúde livre de telhas com amianto em Silves

Administração Regional de Saúde do Algarve vai gastar cerca de 245 mil euros.

23 de agosto de 2018 às 08:28
Centro de saúde de Silves conta com mais de 32 mil utentes e dispõe de oito pólos distribuídos pelo concelho Foto: Pedro Noel da Luz
Partilhar

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve vai avançar com a obra destinada à remoção da cobertura em telhas de fibrocimento - que contêm amianto, material tóxico e potencialmente cancerígeno - do Centro de Saúde de Silves, apurou o CM.

A empreitada representa um investimento de cerca de 245 mil euros, contemplando, além da retirada das telhas de fibrocimento, a beneficiação do espaço exterior da referida unidade de saúde.

Pub

De acordo com o concurso público, lançado recentemente pela ARS, a obra será adjudicada à empresa concorrente que apresentar uma melhor relação entre a qualidade e o preço. O prazo de execução previsto da empreitada é de quatro meses, a contar da data da assinatura do contrato.

"Congratulamo-nos com a decisão da ARS de lançar o concurso para a execução desta obra", refere ao CM a presidente da autarquia local, Rosa Palma, adiantando que a existência de amianto na cobertura da unidade de saúde é, desde há muito tempo, motivo de "preocupação".

Este centro de saúde conta com mais de 32 mil utentes inscritos e dispõe de oito pólos distribuídos por todo concelho de Silves - que é o segundo com maior área do Algarve (o primeiro é Loulé).

Pub

De acordo com dados do portal do Serviço Nacional de Saúde, prestam serviço nesta unidade 12 médicos. Este número de clínicos é insuficiente para dar resposta às necessidades da população, faltando atribuir médicos de família a cerca de 15 mil utentes.

"A falta de médicos é um grave problema que urge resolver", frisa Rosa Palma, que reclama do Estado medidas que permitam atrair mais profissionais de Saúde para o concelho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar