Chef Michel prescinde de recurso
O chef Michel da Costa vai ser extraditado para França depois de ter prescindido de recorrer desta decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, disse nesta terça-feira à agência Lusa fonte do tribunal.
De acordo com a mesma fonte, a extradição do cozinheiro para França depende agora da Polícia Judiciária (PJ) e do Serviço de Estrangeiro e Fronteiras (SEF), sendo que ainda não há data marcada para a extradição do cozinheiro.
A extradição para França foi decretada pela Relação de Lisboa a 16 de Novembro último e Michel da Costa tinha quinze dias para recorrer da sentença para o Supremo Tribunal de Justiça, o que não aconteceu.
Michel tinha ainda a possibilidade de cumprir pena em Portugal, uma condição que foi acordada com as autoridades francesas, mas na sexta-feira o Tribunal da Relação de Lisboa teve conhecimento de que o cozinheiro optou por cumprir pena em França, acrescentou a fonte da Relação.
O cozinheiro Michel da Costa é suspeito de fraude fiscal e branqueamento de capitais entre 2005 e 2007, tendo sido detido no final de Outubro por inspectores da PJ, no cumprimento de um mandado europeu emitido por França.
As autoridades francesas acusam Michel e outro cidadão de nacionalidade francesa - detido na mesma altura que o cozinheiro - de fazerem parte de uma organização criminosa.
Nascido em Marrocos, quando este era um protectorado francês, Michel, de 67 anos, é naturalizado português e teve vários programas televisivos sobre culinária. Proprietário de um atelier de cozinha, foi ainda acusado de burla em Março de 2011 por alunos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt