Cinco pessoas detidas por branqueamento de capitais ligado a roubos a bancos

Detidos são suspeitos de receber e movimentar quantias monetárias provenientes de assaltos a bancos.

23 de junho de 2025 às 17:13
Polícia Judiciária Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Cinco pessoas foram detidas na terça-feira, no âmbito de uma investigação por branqueamento de capitais relacionado com roubos a instituições bancárias, anunciou, esta segunda-feira, o Ministério Público.

De acordo com um comunicado publicado na página da Internet da Procuradoria-Geral de Évora, os detidos são suspeitos de receber e movimentar quantias monetárias provenientes de assaltos a bancos, com o objetivo de dissimular a origem ilícita dos fundos.

Pub

De acordo com a nota, as verbas eram transferidas através de agências de pagamento e de câmbio, sendo posteriormente enviadas para contas no estrangeiro.

"Tais quantias eram, então, movimentadas pelos arguidos, que conheciam a sua proveniência ilícita, através de transferências em agências de pagamento e de câmbio, em montantes cujo valor não fosse detetado e gerasse alerta por parte das entidades financeiras e bancárias. Deste modo, o dinheiro era transferido para contas sediadas no estrangeiro, dissimulando a respetiva origem", lê-se no comunicado.

Os arguidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial no Juízo de Instrução Criminal de Santarém, tendo quatro deles ficado sujeitos à medida de coação de obrigação de apresentação periódica no posto policial da área da residência e proibição de se ausentarem do território nacional.

Pub

Uma quinta arguida ficou sujeita a termo de identidade e residência.

Na nota é ainda referido que a investigação prossegue sob a direção da 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Comarca de Santarém, com a coadjuvação da Polícia Judiciária.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar