Coletes salvam cinco pescadores
Vítimas resgatadas por tripulação de outro barco.
"Vimo-los a tirar água para fora do barco, que depois foi lentamente ao fundo. Largámos logo tudo e fizemo-nos ao mar. Não sabemos o que poderia ter acontecido se não os fôssemos ajudar", contou ao CM Daniel Nunes, proprietário da embarcação ‘Viking’, que ontem resgatou os cinco tripulantes do barco ‘Deus te salve’, na praia da Vieira, na Marinha Grande, que se afundou a 150 metros da costa.
O pescador contou que cerca das 09h30 a embarcação "ficou submersa", mas os tripulantes, com idades entre os 45 e 55 anos, conseguiram "não ficar presos nas redes e tiveram tempo para pularem para dentro de água". Depois, ficaram a flutuar até serem retirados do mar. Quando chegaram a terra foram assistidos pelos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Leiria, mas não houve necessidade de transporte ao hospital.
Segundo Lourenço Gorricha, comandante da capitania da Nazaré, "foi fundamental para que não houvesse vítimas o facto de estarem com coletes salva-vidas envergados, o que garantiu sucesso na operação de resgate".
O barco das cinco vítimas afundou-se, mas como não se verificou muito longe da costa acabou por ser recuperado. "Vai-se avaliar a extensão dos danos, tendo à vista a proa partida". Este tipo de acidentes "acaba por acontecer com alguma frequência, porque quando as embarcações saem da praia há entrada de água". De qualquer forma, as causas do naufrágio "vão ser alvo de investigação".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt