Comandante encontra Bombeiros de Odemira presos em camião

Viatura de combate a fogos de Odemira despistou-se e caiu em ribanceira. Quatro vítimas ficaram encarceradas e com ferimentos graves.

03 de janeiro de 2025 às 01:30
Viatura de combate a incêndios florestais ficou destruída e com as vítimas no interior Foto: Direitos Reservados
Viatura de combate a incêndios florestais ficou destruída e com as vítimas no interior Foto: Direitos Reservados
Comandante Luís Oliveira foi o primeiro a chegar ao local Foto: Direitos Reservados

1/3

Partilhar

O combate ao fogo estava terminado para os Bombeiros de Odemira e a hora era de regresso ao quartel, quarta-feira ao início da noite. Mas um despiste do camião vermelho para uma ribanceira deixou cinco operacionais à beira da morte na Estrada Municipal 552, que liga Saboia a Boavista dos Pinheiros. O chefe de equipa conseguiu dar o altera pela rede SIRESP e o comandante da corporação de Odemira foi logo informado pela central. “Como moro perto do local, saí na minha viatura particular e deparei-me com aquele cenário. A seguir mobilizei os meios necessários”, contou o comandante Luís Oliveira.

Quatro dos operacionais estavam ainda encarcerados no metal retorcido. Foram socorridos e transportados – dois de helicóptero para Lisboa, outros dois para Portimão – devido aos graves ferimentos. Um dos bombeiros foi operado ao crânio e ao tórax para estancar hemorragias, tem prognóstico reservado e vai continuar internado no Hospital de Santa Maria; outro está no Hospital de São José, também em estado grave; um terceiro foi operado ao fémur no Hospital de Portimão, onde outro colega também foi assistido, mas teve alta durante o dia de quinta-feira. O ferido menos grave, assistido no Hospital de Beja, já está em casa a recuperar. Têm entre 37 e 43 anos.

Pub

“A maior força que podemos dar a estes bombeiros é continuar a fazer o nosso papel. Estamos sujeitos a estes acidentes. Eu próprio já passei por isso, e nada nos fará desistir”, apelou o comandante Luís Oliveira.

E TAMBÉM

Presidente preocupado

Pub

Marcelo Rebelo de Sousa telefonou esta quinta-feira de manhã ao comandante dos Bombeiros de Odemira para “se inteirar da situação” dos cinco feridos. “O Presidente da República continua a acompanhar, com preocupação, o seu estado de saúde”, foi a mensagem divulgada pelo Palácio de Belém durante o dia de ontem.

Solidariedade

As corporações vizinhas estão a apoiar os Bombeiros de Odemira na resposta às ocorrências da área. O comandante agradeceu a “solidariedade”.

Pub

Situação

Dos cinco bombeiros hospitalizados, dois já tiveram alta. André Santos já teve alta; Bruno Guerreiro (Hospital de Portimão); Dinis Conceição (Hospital São José); Ricardo Lopes já teve alta; Mário Sousa (Hospital Santa Maria ).

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar