Combate aos incêndios com apenas um 'Canadair' operacional. Terceira avaria esta semana

Aparelho que estava a atuar na área de Tâmega/ Barroso ficou inoperacional e aterrou de emergência em Castelo Branco. Saia fumo do motor direito.

08 de agosto de 2025 às 18:06
Partilhar

O combate aos incêndios está a ser esta sexta-feira realizado por um único avião bombardeiro pesado, depois de um outro 'Canadair' ter aterrado de emergência em Castelo Branco após largar um rasto de fumo do motor direito, como demonstra um vídeo registado por populares. Há um terceiro aparelho 'Canadair', mas permanece em reserva e só levantará voo caso o aparelho que está ativo sofra também uma avaria. A existência de um 'Canadair' inoperacional foi confirmada por fonte oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). O aparelho pesado estava a atuar na área de Tâmega/Barroso, adiantou a mesma fonte ao CM

Imagens de vídeo amador revelam o 'Canadair' a libertar fumo pouco antes de ficar inoperacional. 

Pub

Recorde-se que domingo foi registada uma outra avaria num destes aviões pesados de combate a fogos. No dia 3, o 'Canadair' tinha avariado na zona do Douro. Fonte oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) confirmou, então, ao CM a ocorrência, acrescentando que a mesma ocorreu "no Teatro de Operações do combate ao fogo de Siralhelhos, no distrito de Vila Real".

"Confirmamos que o Canadair amarou, por razões ainda não apuradas. Mas o mesmo estava a operar em parelha, por isso há mais um avião deste tipo disponível no dispositivo de combate a fogos", revelou a mesma fonte.

A 31 de julho, um outro avião do mesmo tipo amarou, devido a avaria técnica, quando participava no combate ao incêndio em Penafiel. A amaragem decorreu na zona de Entre-os-Rios, devido a uma avaria técnica enquanto fazia o reabastecimento.

Pub

Portugal apenas tem dois destes 'Canadair' contratados para a época de incêndios. Há um terceiro avião de reserva previsto no contrato, de forma a que o dispositivo mantenha pelo menos um aparelho sempre operacional. Com a avaria desta sexta-feira, o País fica apenas com um avião bombardeiro pesado 'Canadair' ativo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar