Comboios avariados no Algarve revoltam passageiros

Nos últimos dias houve supressão de várias composições e situação só será regularizada a partir de segunda-feira.

01 de dezembro de 2017 às 09:56
Automotora colide contra automóvel em Santa Maria da Feira Foto: Rui Pando Gomes
Partilhar

As automotoras usadas na linha do Algarve são velhas e sofrem avarias frequentes. Uma situação que, nos últimos dias, tem originado a supressão de vários comboios, deixando os passageiros revoltados. Contactada pelo CM, a CP diz esperar que a circulação fique normalizada "a partir da próxima segunda-feira".

Pub

"Registam-se atrasos e supressões de comboios sem aviso prévio e sem qualquer tipo de esclarecimento ou opções de substituição, o que em muito prejudica todos os utentes que pagam mensalmente o seu passe", denuncia ao CM Florbela Leal. Esta passageira diária relata ainda, entre outros problemas, a falta de limpeza e avarias frequentes no ar condicionado.

A CP reconhece que tem havido supressões de comboios, embora não revele quantos casos já se registaram. E adianta que a "imobilização de material circulante no Algarve, em oficina, foi agravada pelo acidente ocorrido na passagem de nível de Olhão [um carro foi colhido], no passado dia 22, que obrigou à imobilização também da automotora envolvida".

Segundo empresa, a circulação é feita com automotoras diesel, porque a linha "não se encontra ainda eletrificada".

Pub

A frota diesel da CP tem "uma idade média superior a 50 anos", apresentando "índices de fiabilidade mais reduzidos, custos acrescidos de manutenção e tempos de imobilização para operações de manutenção e reparação mais alargados".

A CP destaca a necessidade de "ampliação e renovação" do material circulante, situação que "está em análise com a tutela". Em termos de manutenção, foi solicitado ao Governo a "autorização de contratação de mais trabalhadores".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar